top of page

Ortodontia

Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da odontologia relacionada com o estudo, prevenção e tratamento do mau posicionamento dos dentes e dos maxilares. Todas as crianças devem realizar a primeira consulta de ortodontia por volta do 6-7 anos, altura em que nascem os primeiros dentes definitivos. A ortodontia pode ser dividida em ortodontia fixa (com braquetes e bandas coladas aos dentes) e removível (aparelhos removíveis). No adulto, quando as bases ósseas estão muito discrepantes, indica-se a cirurgia ortognática. Na criança em desenvolvimento estas discrepâncias podem ser tratadas com aparelhos fixos e em alguns casos com aparelhos ortopédicos. Com o objetivo de solucionar o problema estético dos aparelhos ortodônticos fixos surgiram os aparelhos ortodônticos fixos linguais. O aparelho lingual é o único aparelho fixo invisível, pois é colocado na face lingual (interna) dos dentes. Desta forma, o aparelho fica “invisível” às outras pessoas, e ninguém percebe o tratamento ortodôntico com um aparelho fixo. Este aparelho é ideal para artistas, modelos e personalidades em geral, bem como para todas as pessoas que por qualquer motivo preferem um aparelho que não seja visivel. O aparelho lingual também é ideal para praticantes de esportes, pois o risco de lesões por trauma na parte interna dos lábios e bochechas diminui significativamente.

 

Aparelho Dentário Fixo Convencional

A ortodontia fixa é geralmente a mais utilizada. Permite um controlo maior do plano de tratamento por parte do dentista e esse controlo aumenta a sua eficácia.Este tipo de aparelho convencional é fixo aos dentes com substâncias adesivas adequadas. O aparelho dentário fixo convencional é composto por bandas, fios, brakets e elásticos. A peça colada no dente é chamada de bracket e é através deste elemento que o ortodontista aplica a força. Os aparelhos fixos são apertados mensalmente pelo dentista. Através desta força suave, os dentes vão gradualmente para a posição correta. Este tipo de aparelho é geralmente feito de metal leve. O aço inoxidável é muito utilizado nos aparelhos dentários devido à biocompatibilidade e resistência.O tratamento demora em média um ou dois anos dependendo da gravidade do problema ortodôntico. A assiduidade do paciente nas consultas de controlo determina e contribui para o sucesso do tratamento.

Aparelho Dentário de Contenção

O aparelho dentário de contenção removível é geralmente aconselhado a crianças com ou sem dentição definitiva com o objetivo de modificar o crescimento. É muito eficaz em crianças até aos 12 anos de idade. Este tipo de aparelho removível é também aconselhado a jovens com ligeiro desalinhamento dentário. Muitas vezes é utilizado como complemento final do tratamento de ortodontia fixa. Tal como o nome indica são removíveis, podem ser retirados para as refeições e para higienizar.O aparelho dentário de contenção é composto por uma base em acrílico ou material plástico e metal que vai encaixar nos dentes. É geralmente utilizado durante alguns meses depois do tratamento ortodôntico fixo e serve para conter os dentes. São usados com o objetivo de prevenir que os dentes voltem à posição inicial. O osso do maxilar, os lábios, a língua e a face precisam de se adaptar à recente posição dos dentes. Este tipo de aparelho dentário é geralmente usado durante alguns meses após o tratamento de ortodontia. O objetivo é o de manter os dentes na posição ideal conseguida através do tratamento. Se for modificado pode servir para evitar que uma criança chuche no dedo. Os vários tipos de aparelhos removíveis têm diferentes finalidades; estimulam o crescimento ósseo no caso dos aparelhos ortopédicos, as placas ortodônticas movimentam os dentes e os de contenção ajudam a manter os resultados.

 

Expansor Palatino
O expansor palatino é um aparelho dentário fixo cujo objetivo é alargar o arco do maxilar superior. Trata-se de uma placa de plástico que se encaixa junto ao céu-da-boca.A dimensão dos dentes do maxilar superior deve ser maior do que a arcada do maxilar inferior de forma a encaixarem corretamente e a permitir uma oclusão normal. Para corrigir essa mordida incorreta, geralmente a mordida cruzada, utilizam-se os expansores dos maxilares. São também conhecidos por disjuntores.Os fatores que influenciam o estreitar do céu-da-boca são principalmente os problemas respiratórios, o chuchar no dedo, o perder dentes de leite precocemente ou ao contrário, o manter dentes de leite por tempo considerado superior ao normal. Pessoas com lábio leporino ou fissuras palatinas tem geralmente o maxilar estreito.A idade mais indicada para tratar este problema é entre os 10 e os 15 anos. Os tratamentos são mais eficazes e o desconforto é menor. No entanto, pacientes com idade superior podem também ser tratados com sucesso. A resistência dos ossos aumenta com o passar dos anos assim como a complexidade e o sucesso do tratamento ortodôntico.Existem vários tipos de aparelhos para expandir os dentes do céu-da-boca. A colocação deste aparelho é um processo simples e eficaz.

bottom of page