Clínico Geral

Endodontia
A Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo tratamento da patologia da polpa dentária (vulgarmente conhecido como “nervo” ou "canal") e dos tecidos que rodeiam as raízes. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (“desvitalização”) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade oral, e a saúde dos tecidos periapicais.

Dentísitica
A Dentística é a área da odontologia responsável pela estética e restauração de dentes fraturados, bem como a restauração de dentes com lesão de cárie. O tratamento destas lesões é realizado com materiais que substituem a estrutura do dente perdido. Dentro dos tratamentos na área da Dentística destacam-se os branqueamentos dentários, as reconstruções com resinas compostas diretas e indiretas (Inlays/Onlays), facetas e restaurações estéticas.

Prótese Dentária
A Prostodontia é área da odontologia que permite a substituição de dentes perdidos, restituindo a função, saúde e estética. Os dentes perdidos podem ser substituídos utilizando próteses fixas ou removíveis, sobre dentes ou sobre implantes. De uma forma geral as soluções fixas são preferíveis às próteses removíveis, não só pela estética e função, mas também pelo conforto que oferecem aos pacientes.
A prótese fixa é a restauração parcial ou total da coroa de um dente, e tem como objetivo mimetizar ao máximo a estrutura dentária dos dentes do paciente. Podemos considerar restaurações unitárias (coroa) quando substituímos apenas um dente, ou então pontes, quando substituímos mais do que um dente. As coroas e pontes podem ser realizadas sobre dentes ou sobre implantes. Quando realizamos prótese fixa sobre dentes, é preferível que os dentes se mantenham vitais, mas pode haver a necessidade, em alguns casos, de se recorrer ao tratamento endodôntico nos dentes que suportam a coroa ou a ponte. Podem ser necessárias várias consultas para a realização de uma prótese fixa, dependendo da complexidade do caso. A prótese fixa é realizada em laboratório, e durante o período de tempo em que está sendo confeccionada, o dentista realiza uma prótese fixa provisória. A prótese fixa provisória tem como objetivo a estética, a função da fala e da mastigação e a proteção da estrutura dentária remanescente.