top of page

Odontologia Estética

Clareamento Dental

Por que fazer o clareamento dental à laser?

Com dentes mais brancos as pessoas chamam mais atenção em qualquer reunião social, festas, jantares, eventos profissionais, ambiente de trabalho, entre outros benefícios de origem sócio-cultural. Além de um aumento na autoestima, o que toma o sorriso mais jovem e atraente.

E o melhor é que tudo isso pode ser visualizado logo na primeira consulta. Quem pode fazer clareamento dental a laser?

Esta nova técnica pode ser aplicada na grande maioria das pessoas. A partir da idade adulta, variando o grau de clareamento de acordo com as características pessoais tais como: idade, integridade e tonalidade dos dentes, causa do escurecimento, entre outros.

Quais são as vantagens de se fazer clareamento dental à laser em relação aos demais tipos de clareamento?

As principais vantagens são:

•total segurança

•rapidez, eficácia e durabilidade

•baixa e controlada sensibilidade

•maior custo-benefício.

 

 

Causas de escurencimento nos dentes

Algumas pessoas nascem com dentes mais amarelados que outras. Outras têm dentes que se tornam amarelados com o tempo. A cor natural de seus dentes também pode ser afetada por diversos fatores.

 

Manchas na superfície (chamadas de manchas extrínsecas) e descoloração podem ser causadas por:

* Tabaco (tanto fumado como mastigado);

* Ingestão de café, chá, ou vinho tinto;

* Ingestão de alimentos altamente pigmentados como cerejas e amoras;

* Acúmulo de depósitos de tártaro resultantes da placa que endureceu.

 

Manchas internas (chamadas de manchas intrínsecas)

* Tratamento com o antibiótico tetraciclina durante o período de formação dos dentes;

* Aparência amarelada ou acinzentada dos dentes, como parte do processo de envelhecimento;

* Trauma nos dentes que podem resultar na morte do nervo do dente, conferindo-lhe a cor marrom, cinza ou preta;

* Ingestão demasiada de flúor durante a formação dos dentes (desde o nascimento até os 16 anos), o que dá ao dente uma aparência manchada.

 

Tipos de Laser

Os aparelhos de Laser para clareamento emitem dois tipos de luzes. A luz azul emitida por LEDs (diodos emissores de luz) e a luz laser ( infra-vermelho). O Laser no Clareamento é usado para desencadear e acelerar a liberação de oxigênio pelo gel que é aplicado na superfície dentária. O feixe de luz portanto, catalisa(acelera) a reação química de branqueamento.

 

Clareamento Doméstico

No Clareamento doméstico o dentista fornece ao paciente um gel e um par de moldeiras que deve ser aplicado sobre suas arcadas dentárias em casa, geralmente enquanto dorme. Decorridas algumas noites (7 à 14 aplicações) os dentes tornam-se mais claros. A técnica doméstica é amplamente utilizada e seus resultados são satisfatórios. É necessário porém um tempo relativamente longo para obtenção dos resultados. As técnicas de clareamento utilizam um recurso comum que é a aplicação de um gel (clareador à base de Peróxido) sobre os dentes. Esse gel tem o poder de liberar oxigênio que é um poderoso alvejante. O oxigênio, por sua vez, rompe a ligação entre o pigmento que causa o escurecimento e o dente.

Facetas de Porcelana

O que é faceta de porcelana?

A faceta é uma restauração que envolve apenas a face frontal dos dentes. Esse tipo de restauração pode ser executada com resina composta diretamente na boca do cliente, com resina elaborada laboratorialmente ou, ainda, com porcelana, que traz as vantagens estéticas e de estabilidade de cor, também executadas no laboratório, ou seja, fora da boca.

Em que situação é recomendada?

A faceta Iaminada geralmente é recomenda por motivos estéticos, tais como dentes escurecidos ou excessivamente restaurados na face frontal além disso, pode corrigir o aspecto anatômico de dentes malformados.

É uma novidade na Odontologia?

Sim. Ainda são poucos os dentistas que fazem esse tipo de trabalho.

 

Qual é a vantagem desse tratamento?

A vantagem primordial consiste na preservação de estrutura dental sadia. Com essa técnica, desgastam-se menos os dentes.

Substitui a coroa?

Com certeza, nos casos onde é apenas necessário restaurar a face frontal dos dentes, não estando as outras faces comprometidas por cáries ou restaurações, a ponto de justificar o desgaste para a colocação da coroa metalocerâmica.

É resistente?

Os processos atuais e os materiais de confecção empregados hoje em dia, bem como a evolução dos métodos de colagem, tomaram as facetas laminadas um tratamento bastante confiável.

Destaca-se facilmente?

Não, desde que se providencie boa colagem e boa silanização (processo que possibilita adesão da resina cimentante com a superfície interna da faceta de porcelana).

A cor se mantém?

Como as porcelanas têm boa estabilidade de cor, as facetas confeccionadas com esse material não sofrem alteração.

Precisa de controles e manutenção periódicos?

Como qualquer tipo de restauração, as facetas laminadas exigem reavaliação constante contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-restauração.

Enquanto é feita, os dentes ficam desprotegidos?

Durante a fase de confecção da faceta laminada no laboratório, o dentista deve colar uma faceta de resina provisória com adesão limitada a uma pequena área, para facilitar a remoção na consulta final.

0 custo é alto?

0 custo é comparável ao de uma coroa metalocerâmica ou coroa totalmente cerâmica.

Qual a durabilidade? A durabilidade está associada ao sucesso da colagem, tanto na superfície cerâmica quanto no dente, pois a porcelana, uma vez colada, torna-se extremamente resistente.

bottom of page